PT | EN
Decoração de interiores e o papel da iluminação. Qual a sua importância?

Decoração de interiores e o papel da iluminação. Qual a sua importância?

Decoração de interiores e iluminação: guia completo

Qual o papel da iluminação na decoração de interiores?

A iluminação pode ser utilizada na decoração de interiores de variadas formas e com diferentes propósitos. A sua importância é tal que grande parte dos decoradores de interiores assumem este elemento como um dos maus mais decisivos em qualquer projeto de design de interiores.

A iluminação é um componente essencial permitindo criar o clima e a funcionalidade de um ambiente, por isso, é vital alcançar o efeito correto desde o início de qualquer projeto.

Pode ser usada para transmitir sensações e para chamar a atenção para um determinado objeto.  Como também pode ser usada com o objetivo inverso, sendo que toda a envolvência irá influenciar na distribuição de luz.

Um espaço claro e com materiais brilhantes ou espelhados vão refletir toda a luz. Por outro lado, um ambiente mais escuro e sem brilho irá absorver a luz em vez de a espelhar. É sem dúvida importante que o decorador de interiores analise o espaço e projete toda a iluminação tendo em conta estes aspetos e a finalidade do espaço.

Mesmo durante o dia a luz artificial é imprescindível, embora possamos pensar o contrário. A luz natural deve ser sempre privilegiada, contudo nem sempre conseguimos que seja suficiente, sobretudo quando estamos a trabalhar, a cozinhar ou a ler um livro.

Existem ainda muitos casos onde a luz natural não existe por completo, sendo que nestes projetos de decoração de interiores poderá ser necessário recorrer na totalidade a luz artificial.

Iluminação na decoração de interiores: gama de luminárias

Iluminação na decoração de interiores

Decoração de interiores: vasta gama de luminárias

Atualmente, os projetos de decoração têm à sua disposição uma vasta gama de luminárias, sendo possível simular a luz natural através da luz artificial.

Porém, cada espaço deve ser analisado em particular pelo decorador de interiores, tendo em conta a finalidade do espaço, a sua distribuição, os acabamentos e o que querem que seja evidenciado.

A luz por sua vez pode ser direta, indireta ou difusa, pode ser quente ou fria e pode ser ainda regulável. Tudo irá depender da utilização que lhe pretendem dar.

Podemos ainda no mesmo espaço ter diferentes tipos de luminárias, para serem ligadas em simultâneo ou em momentos diferentes. Contudo, esta projeção deve ser feita durante a execução da habitação, sendo assim possível atribuir um ponto de luz a um interruptor específico.

Por vezes fará sentido acendermos a iluminação geral do espaço, talvez durante uma refeição ou em teletrabalho. Ou pelo contrário queremos uma luz mais discreta e indireta numa sanca por exemplo que nos proporciona um ambiente mais relaxante ao assistirmos tv ou para ler um livro.

A iluminação pode ainda servir para diferenciar ambientes no mesmo espaço.

Por exemplo, num openspace será necessária maior iluminação na zona da cozinha do que na sala de estar e jantar. Devemos, contudo, utilizar o mesmo tipo de iluminação para haver harmonia no espaço, mas recorrendo a maior intensidade, ou mais focos nas zonas que precisamos de mais luz.

Além desta base, poderá ser necessário acrescentar pontos direcionais, como por exemplo um candeeiro de mesa sobre uma secretária, um candeeiro de pé sobre um cadeirão para quando se está a ler ou uma fita led na bancada da cozinha. Com estes pontos direcionais evitamos as sombras que são criadas pela própria envolvência do espaço e que dificultam a visibilidade.

Iluminação na decoração de interiores: espaços de trabalho

Iluminação em espaços de trabalho

Iluminação: espaços de trabalho

Um projeto de decoração de interiores pensado para um espaço de trabalho deve estar de acordo com normas que definem alguns parâmetros no que à iluminação diz respeito. A utilização de certas luminárias e conceitos de iluminação em determinados espaços de trabalho deve garantir boas condições de trabalho, para que o projeto de iluminação responda à sua função.

Em espaços de trabalho, onde é requerida maior iluminação e mais direta, normalmente, os projetos de decoração visam a iluminação mais branca e geral, de forma a ser refletida pelo teto e paredes.

É, no entanto, determinante que os espaços consigam o melhor aproveitamento de luz natural possível, e que o projeto de iluminação artificial seja o elemento complementar.

Quanto mais próximo conseguir estar dos cenários produzidos pela luz natural, quanto melhor se conhecer a forma de controlo da luz artificial, mais produtivo será o espaço de trabalho e melhores os benefícios para a saúde de quem ali trabalha.

Iluminação na decoração de interiores: acompanhamento especializado

Se necessita de apoio técnico e aconselhamento em projetos de decoração de interiores, conte com a nossa ajuda e experiência para uma análise cuidada.

A Vangor conta com decoradores de interiores que possuem vocação e motivação e que imprimem o seu cunho em cada projeto que fazem, servindo os seus clientes segundo os padrões mais altos de qualidade e atendimento.

Apostamos na valorização e promoção pessoal dos nossos decoradores porque acreditamos que só assim é possível estabelecer relações verdadeiras e duradouras com os nossos clientes.

Contacte-nos!

Artigos Relacionados
O que é Design de Interiores?

Sabe em que consiste o design de interiores e quais as vantagens em contratar um serviço destes para decorar a sua casa? Descubra as respostas no nosso blog!

Decoração Hall de Entrada com tons neutros.

Uma decoração hall de entrada apenas com tons neutros pode parecer isenta de personalidade. Mas não é, saiba porquê no nosso blog!

Decoração de interior para espaços multifuncionais

Os espaços multifuncionais são a grande aposta dos últimos tempos e a decoração…

Peça já um orçamento para o seu projeto de decoração de interiores

    Contacte-nos

    Precisa de ajuda?

    Indique o motivo do seu contacto