PT | EN
O que é Design de Interiores?

O que é Design de Interiores?

Design de interiores. O que é e qual a sua função?

Todos nós, em algum momento da vida, já sentimos a necessidade de mudar o ambiente em que vivemos ou trabalhamos. Seja porque queremos avançamos com obras de remodelação, seja porque compramos uma casa e queremos uma nova decoração de interiores. Por meio da internet encontramos todos os tipos de imagens, que trazem ideias, inspiram-nos, mas que, em alguns casos, podem causar uma confusão em relação aos nossos gostos.

Porém, para que o resultado final seja otimizado é necessário que sejam analisados aspetos técnicos que fazem toda a diferença para o sucesso de um projeto de decoração de interiores. É nesse momento que entra o papel do design de interiores!

design de interiores

Design de interiores

Mas afinal o que é um design de interiores? E o que faz exatamente?

Para começar, existe uma confusão muito comum entre dois termos: design de interiores e designer de interiores. Design é a conceção de um produto, serviço ou ambiente, envolvendo todas as fases e aspetos de sua produção. Já designer nada mais é do que o profissional que realiza essas tarefas.

O design de interiores uma área bastante antiga. Os primeiros relatos de design de interiores são datados antes de 1.000 a.C.

Naquela época, os egípcios construíam casas de barro e preenchiam-nas com mobiliário de madeira, tapetes de palha e tecidos de pele de animais.

Além disso, os povos egípcios faziam das paredes verdadeiros murais, e neles retratavam os seus gostos e costumes. É por este motivo que, inclusive, atualmente sabemos o que aconteceu no passado.

Design de interiores

Design de interiores

E, afinal, o que é design de interiores? 

Tal como já dissemos, design de interiores é a área que planeia, idealiza e realiza projetos de espaços, sempre com foco na funcionalidade e qualidade de vida.

Dessa maneira, a atuação de um designer de interiores está totalmente relacionada com a criação de espaços mais proveitosos. É função desse profissional pensar em aspetos como: circulação e fluxo de pessoas, ambientes integrados, cores e combinações, entre outros aspetos, como a escolha da mobília aos revestimentos das paredes e do piso.

Assim, existem vantagens em contratar um serviço de design de interiores para decorar a sua casa. Conheças algumas:

Com um projeto de design de interiores terá um estudo prévio da sua casa e do seu estilo de vida.

O designer de interiores analisa e trabalha todos os projetos não só de um ponto de vista estético, mas também em termos práticos e funcionais, tirando o melhor partido da decoração do seu lar.

O designer de interiores está sempre em constante atualização das tendências do mercado e devido à sua experiência, sugere ideias inovadoras e sobre as quais nunca teria pensado.

O designer de interiores pode ajudar duas pessoas a chegarem a um consenso relativamente a divergências sobre como decorar o quê.

O designer de interiores conhece e tem muitas parcerias com outros profissionais da área da decoração: pintores, carpinteiros, aplicadores, o que pode revelar-se muito vantajoso.

Terá uma experiência menos stressante, pois terá um profissional a tratar e a lidar com todo o processo do projeto, ou seja, o cliente não tem de se preocupar em encomendar o sofá ou supervisionar a pintura das paredes.

Outras das vantagens é não ultrapassar o orçamento que foi pré-estabelecido.

Ter a sua casa assinada por um designer de interiores de renome é um orgulho e uma vantagem na hora de vender a sua casa.

Nos dias que correm, e com a vida atarefada que levamos, é normal que não tenha tempo para se dedicar à casa.

No entanto, se está a pensar numa remodelação de interiores e necessita de contratar um designer de interiores, convém que essa escolha seja feita com algum cuidado e critério.

A Vangor desenvolve e implementa projetos de design de interiores, sendo a solução adequada para quem procura profissionalismo e diferenciação.

Com o apoio e acompanhamento de profissionais, pode decorar a sua casa ou a sua empresa como sempre idealizou.

Entre em contacto connosco!

Artigos Relacionados
Decoração Hall de Entrada com tons neutros.

Uma decoração hall de entrada apenas com tons neutros pode parecer isenta de personalidade. Mas não é, saiba porquê no nosso blog!

Decoração de interiores e o papel da iluminação. Qual a sua importância?

Sabia que a iluminação é um dos elementos mais decisivos em qualquer projeto de decoração de interiores? Descubra como a manipulação da luz pode valorizar e redefinir os seus espaços.

Decoração de interior para espaços multifuncionais

Os espaços multifuncionais são a grande aposta dos últimos tempos e a decoração…

Peça já um orçamento para o seu projeto de decoração de interiores

    Contacte-nos

    Precisa de ajuda?

    Indique o motivo do seu contacto