PT | EN
Espaços Open Space. Em que consiste o conceito?

Espaços Open Space. Em que consiste o conceito?

Open Space. Uma tendência que veio para ficar!

Antes de mais, convém clarificar do que se trata. Open Space é uma palavra de origem inglesa introduzida no vocabulário português através do universo da arquitetura. De facto, é daquelas palavras que traduzidas perdem a sua essência. Significa “espaço aberto”, ou também conhecido como “conceito aberto”. Open Space consiste, assim, em ter a cozinha e a sala em aberto, o que implica não existirem paredes a separar estes dois compartimentos. É tão simples quanto isso.

Logo, quando pensamos em Open Space, imaginamos um espaço amplo entre cozinha e sala de jantar e estar. Pelo menos são estes os espaços mais procurados para serem unidos e que têm maior impacto na vivência diária por parte dos seus utilizadores.

Open Space

Open Space: vantagens

A junção destes espaços trás grandes vantagens aos seus utilizadores e ao próprio espaço. A remoção de paredes e barreiras visuais permite uma maior circulação de ar, maior luminosidade, uma vez que a luz é espalhada por toda a área, e ainda uma maior interação entre os seus utilizadores.

A cozinha que anos antes era vista como um espaço de trabalho e uma área meramente técnica, hoje é vista e vivida como parte integrante dos espaços. A possibilidade de podermos estar a cozinhar e ao mesmo tempo a disfrutar da companhia dos nossos convidados ou família torna o ambiente agradável para todos e transforma o trabalho de cozinhar como uma experiência coletiva.

Open Space: cuidados a ter

Contudo, ao avançarmos com a criação de um Open Space, devemos ter alguns cuidados básicos. Quando projetamos uma cozinha numa área comum de lazer, a escolha dos eletrodomésticos deve recair sobre os embutidos, de forma a vermos um armário limpo e simples em vez de assumirmos a imagem ruidosa e de área técnica fruto da exposição dos eletrodomésticos. Devem também ser silenciosos, sendo que o elemento mais importante é o exaustor, que deverá ter boa extração para evitar cheiros por toda a casa.

O espaço aberto deverá, no entanto, ter zonas distintas e que identifiquem claramente a sua utilização, e que sigam a lógica e utilização prática do dia-a-dia. A sala de jantar deverá estar próxima à cozinha e só depois a sala de estar.

Open space

Open Space: delimitar espaços

Estes espaços conseguem ser distinguidos por tapetes que delimitem as zonas e por iluminação apropriada a cada espaço. Com maior iluminação na área da cozinha e menor na zona de estar por exemplo.

Devemos respeitar a utilização de elementos comuns por todo o espaço, como o pavimento e a iluminação geral.

A escolha dos mesmos acabamentos e tonalidades proporciona a ligação entre as áreas, mesmo que estas sejam compostas por outros elementos diferentes em pequenos detalhes.

A escolha de um padrão para as almofadas não irá comprometer o restante espaço, mesmo que nas outras áreas não utilizemos o mesmo padrão.

Não só em habitações particulares temos vantagens em transformar ou adquirir espaços em Open Space. Também nos escritórios temos grandes vantagens em usufruir de espaços amplos.

Num espaço profissional conseguimos ser mais proactivos e produtivos num ambiente em que facilmente comunicamos com os colegas ou chefia e que permite maior partilha de ideias união entre todos.

Isso torna a socialização fantástica, pois favorece a troca de comunicação entre colaboradores. Aquele sentimento de solidão e exclusão enfrentados numa sala também não existe no Open cpace. Dessa forma, é passado ao funcionário a imagem de que os colaboradores estão ligados à empresa, como uma unidade, melhorando o relacionamento entre empresa e funcionário e aumentando o rendimento do mesmo.

Mas esse conceito não funciona apenas para escritórios grandes e modernos. É possível trazer essa ideia para pequenos escritórios, o que é uma ótima forma de aproveitar todos os espaços do ambiente. Menos divisões, mais espaço, funcionalidade e luminosidade, o que reduz significativamente os gastos.

Se pretende criar um Open Space na sua casa ou no seu espaço comercial, saiba que a Vangor disponibiliza-lhe um conjunto de profissionais especializados que o poderão acompanhar em todo o processo de Decoração de Interiores. Possuímos parcerias com centenas de marcas de mobiliário, disponibilizando um vasta oferta de soluções à medida dos nossos clientes. Por outro lado, se o seu projeto passar por uma remodelação integral da cozinha e sala, saiba que a Vangor trabalha com Urban Obras, disponibilizando um Serviço de Remodelações chave na mão.

Satisfazemos todas as suas necessidades de decoração, desde a escolha do mobiliário mais adequado, ao projeto 3D dos ambientes, à comercialização dos produtos e à sua instalação. Contacte-nos!

 

Artigos Relacionados
O que é Design de Interiores?

Sabe em que consiste o design de interiores e quais as vantagens em contratar um serviço destes para decorar a sua casa? Descubra as respostas no nosso blog!

Decoração Hall de Entrada com tons neutros.

Uma decoração hall de entrada apenas com tons neutros pode parecer isenta de personalidade. Mas não é, saiba porquê no nosso blog!

Decoração de interiores e o papel da iluminação. Qual a sua importância?

Sabia que a iluminação é um dos elementos mais decisivos em qualquer projeto de decoração de interiores? Descubra como a manipulação da luz pode valorizar e redefinir os seus espaços.

Peça já um orçamento para o seu projeto de decoração de interiores

    Contacte-nos

    Precisa de ajuda?

    Indique o motivo do seu contacto