Design de interiores. O que é e qual a sua função?
Todos nós, em algum momento da vida, já sentimos a necessidade de mudar o ambiente em que vivemos ou trabalhamos. Seja porque queremos avançamos com obras de remodelação, seja porque compramos uma casa e queremos uma nova decoração de interiores. Por meio da internet encontramos todos os tipos de imagens, que trazem ideias, inspiram-nos, mas que, em alguns casos, podem causar uma confusão em relação aos nossos gostos.
Porém, para que o resultado final seja otimizado é necessário que sejam analisados aspetos técnicos que fazem toda a diferença para o sucesso de um projeto de decoração de interiores. É nesse momento que entra o papel do design de interiores!
Mas afinal o que é um design de interiores? E o que faz exatamente?
Para começar, existe uma confusão muito comum entre dois termos: design de interiores e designer de interiores. Design é a conceção de um produto, serviço ou ambiente, envolvendo todas as fases e aspetos de sua produção. Já designer nada mais é do que o profissional que realiza essas tarefas.
O design de interiores uma área bastante antiga. Os primeiros relatos de design de interiores são datados antes de 1.000 a.C.
Naquela época, os egípcios construíam casas de barro e preenchiam-nas com mobiliário de madeira, tapetes de palha e tecidos de pele de animais.
Além disso, os povos egípcios faziam das paredes verdadeiros murais, e neles retratavam os seus gostos e costumes. É por este motivo que, inclusive, atualmente sabemos o que aconteceu no passado.
E, afinal, o que é design de interiores?
Tal como já dissemos, design de interiores é a área que planeia, idealiza e realiza projetos de espaços, sempre com foco na funcionalidade e qualidade de vida.
Dessa maneira, a atuação de um designer de interiores está totalmente relacionada com a criação de espaços mais proveitosos. É função desse profissional pensar em aspetos como: circulação e fluxo de pessoas, ambientes integrados, cores e combinações, entre outros aspetos, como a escolha da mobília aos revestimentos das paredes e do piso.
Assim, existem vantagens em contratar um serviço de design de interiores para decorar a sua casa. Conheças algumas:
- Com um projeto de design de interiores terá um estudo prévio da sua casa e do seu estilo de vida.
- O designer de interiores analisa e trabalha todos os projetos não só de um ponto de vista estético, mas também em termos práticos e funcionais, tirando o melhor partido da decoração do seu lar.
- O designer de interiores está sempre em constante atualização das tendências do mercado e devido à sua experiência, sugere ideias inovadoras e sobre as quais nunca teria pensado.
- O designer de interiores pode ajudar duas pessoas a chegarem a um consenso relativamente a divergências sobre como decorar o quê.
- O designer de interiores conhece e tem muitas parcerias com outros profissionais da área da decoração: pintores, carpinteiros, aplicadores, o que pode revelar-se muito vantajoso.
- Terá uma experiência menos stressante, pois terá um profissional a tratar e a lidar com todo o processo do projeto, ou seja, o cliente não tem de se preocupar em encomendar o sofá ou supervisionar a pintura das paredes.
- Outras das vantagens é não ultrapassar o orçamento que foi pré-estabelecido.
Ter a sua casa assinada por um designer de interiores de renome é um orgulho e uma vantagem na hora de vender a sua casa.
Nos dias que correm, e com a vida atarefada que levamos, é normal que não tenha tempo para se dedicar à casa.
No entanto, se está a pensar numa remodelação de interiores e necessita de contratar um designer de interiores, convém que essa escolha seja feita com algum cuidado e critério.
A Vangor desenvolve e implementa projetos de design de interiores, sendo a solução adequada para quem procura profissionalismo e diferenciação.
Com o apoio e acompanhamento de profissionais, pode decorar a sua casa ou a sua empresa como sempre idealizou.
Entre em contacto connosco!